Def (4)

No ano passado, foi celebrado em Angola, país africano, um curioso concurso de beleza que tinha por objetivo, sensibilizar a opinião publica sobre as conseqüências, das minas. O concurso projetado pelo artista Norueguês Morten Traavik, contava com a participação de dez mulheres mutiladas por estes artefatos explosivos.

O próprio criador comentava que “o concurso era uma forma de chamar a atenção sobre as minas que estão entre as armas mais letais do mundo, sendo uma das mais terríveis que qualquer um pode imaginar. Qualquer um pode estar cruzando uma rua, um campo, em qualquer lugar, em qualquer hora e de repente uma explosão o faz voar”, argumento esse que parece que não comoveu o Governo do Camboja, país do sudeste asiático a promover a segunda edição do evento “Miss Mina” que deveria ser celebrado em seu território. Este ano iam participar cerca de 20 cambojanas com amputações causadas pelas minas e a ganhadora (que seria escolhida através de uma votação na internet), iria ganhar uma prótese ortopédica sobre medida.

O Camboja, com mais de 10 milhões de minas, é o país mais afetado do mundo com tal problema. Um em cada 236 cidadãos está mutilado.

Fonte

Anúncios