Visitando a rede, encontrei uma matéria muito interessante no blog Combustão sobre o Sal. O sal é repleto de curiosidades, algumas conhecidas, outras nem tanto. Resolvi postar, agradecendo desde já o otimo tópico do Blog. Confira abaixo, 15 curiosidades sobre o Sal.

1 – Até meados do século 20, Libras de sal em barras (chamado de Amoleh) foram a moeda corrente na região de Abssínia (hoje conhecida como Etiópia).

2 – O Salar de Uyuni boliviano, o maior planalto de sal do planeta, com mais de 10.000 Km², se torna um imenso espelho quando uma fina camada de água o cobre. Este reflexo é muito útil para calibrar equipamentos no espaço. E além disso, esse deserto contém mais da metade da reserva de lítio do planeta.

uyuni

3 – O sal é tão importante para o corpo que, se você beber muita água, ele pode sair do corpo e causar hiponatremia fatal. Foi o que matou Jennifer Strange, que competia no concurso “Hold your wee for a Wii” (Mantenha seu xixi por um Wii).

4 – O consumo exagerado de sal também pode ser fatal. Ao consumir cerca de 1 grama de sal por quilo do seu peso, você pode morrer. Essa era uma técnica de suicídio muito usado na China pelos burgueses, devido ao alto preço do sal na época.

5 – Sal marinho de boa qualidade contém vários minerais essenciais para o corpo. O melhor tipo de sal é aquele levemente umedecido pelo mar do qual foi retirado.

6 – Na Idade Média, o sal era tão caro que era às vezes era chamado de “ouro branco”. A calçada medieval de uma das rotas de transporte de sal ainda existe na Alemanha, onde liga a cidade interiorana de Lueneburg à costa alemã do Báltico.

7 – O Black Salt (Sal Negro) é feito na Índia através da mistura de água salgada com sementes de harad. A mistura é deixada a evaporar, o que deixa pra trás pedaços de sal escuro. Quando essas pedras são trituradas, o pó resultante é rosa.

spice-black-saltjpg-tm

8 -Em Guerande, na França, o sal ainda é recolhido do mesmo jeito que os antigos celtas faziam, com cestas que coavam a água do mar. Esse processo torna o sal muit caro e procurado, especialmente a sua versão mais fina, chamada de Fleur de Sel (flor de sal). Esse sal é aspergido sobre a comida antes de serví-la, mas nunca é utilizado na preparação dos alimentos.

9 – Existe um engano bem comum com relação aos soldados romanos serem pagos em sal (daí o termo Salário), mas eles eram pagos com dinheiro normal. A conexão com sal é feita pelo fato de que os soldados protegiam as estradas que levavam o sal à Roma (Via Salarium). Os soldados romanos eram trabalhadores privados, ao invés de empregados do estado.

10 – Antes do Judaísmo Bíblico acabar, era misturado sal aos sacrifícios. Isso veio de Moisés em Levítico 2:13 “E todas as tuas ofertas dos teus alimentos temperarás com sal; e não deixarás faltar à tua oferta de alimentos o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas oferecerás sal.” O sal era um símbolo de sabedoria e discrição.

11 – Após o combustível de aviões ser purificado, sal é misturado com ele para remover qualquer vestígio de água para que ele possa ser usado.

12 – Cloredo de Sódio (mais conhecido como sal) se forma quando o metal sódio reage com gás cloro. É a única família de rochas que são regularmente consumidas pelos humanos.

picture-1-95-tm

13 – Por volta de 1800, o sal foi 4 vezes mais caro que carne no litoral. Ele era essencial para manter pessoas e animais vivos.

14 – Apenas 6% do sal dos EUA é utilizado na alimentação; outros 17% são utilizados para degelo das ruas e rodovias nos meses de inverno.

15 – No final do século XVII o sal era o ítem mais transportado a partir do Caribe para a América do Norte (mais tonelagem). Bacalhau salgado era a principal carga transportada da América do Norte para o Caribe. Ele era utilizado para a alimentação dos escravos que trabalhavam nas plantações de açúcar.

sal

Anúncios